Descriminalização do Aborto: direito das mulheres e questão de saúde pública. Com esse tema, foi realizado hoje no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), uma palestra com a presença da deputada federal Cida Diogo (PT-RJ).
O evento reuniu cerca de 200 estudantes e encerrou a programação do projeto "Trote Cultural", realizado pela direção da UFF-Campos em parceria com o Diretório Acadêmico Conceição Muniz (DACOM). A palestra abordou o tema como uma questão de saúde pública que transcede o contra ou o favorável e debateu políticas públicas à serem adotadas.
"A maioria das mulheres acabam por colocar suas vidas em risco, realizando aborto em clínicas de fundo de quintal sem nenhuma estrutura. Enquanto isso, aquelas que tem condições financeiras, pagam médicos caríssimos para abortar. Trata-se de uma questão de saúde pública que merece atenção dos nossos governantes", opinou Lara Barreto, presidente do DACOM, grávida de 9 meses, que considera a descriminalização do aborto uma discussão importante.
Na ocasião, a deputada Cida Diogo recebeu um abaixo-assinado reivindicando a implantação de uma delegacia da mulher em Campos. A iniciativa foi da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Margarida Estela Mendes.
"Vou apresentar essa demanda ao secretário estadual de segurança pública. Campos é uma cidade importante e com certeza necessita de uma delegacia específica para as questões da mulher, como já existe em outras cidades do Estado", comprometeu-se a deputada.




Nenhum comentário:
Postar um comentário