terça-feira, 7 de julho de 2009

Assistência Estudantil

A assistencia estudantil, enquanto política de permanência estudantil na Universidade exerce um papel essencial na vida das mulheres estudantes.


Primeiramente, é necessário compreender que assistência estudantil é também ações que proporcionem a produção de conhecimento através desde o acesso aos instrumentos pedagógicos, até o provimento dos recursos mínimos para a sobrevivência do/ a estudante como moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros.


POLÍTICAS PARA MULHERES

A predominância feminina aumenta cada dia mais dentro das Universidades. No entanto, sabemos que a evasão de mulheres é muito maior que de homens sendo um dos motivos a gravidez e a responsabilidade que recai sobre elas no cuidado com o filho.

A demanda por creches nas universidades que atendam a todas as estudantes mães é uma das pautas feminista que dialoga com esta realidade. E que, além disso, nos permite fazer o questionamento acerca da educação sexista existente nas Universidades que acaba por funcionar como base de formação para a divisão sexual do trabalho que destina unicamente às mulheres a responsabilidade com a reprodução da vida humana.

Por isso assegurar ações que contemplem as mulheres e as condições que elas se aplicam é uma das bandeiras do DACOM,pois, somente assim poderemos garantir o efetivo desenvolvimento para as mulheres dentro da universidade.

Nenhum comentário: